Correio Popular Notícia



CAPITAL
Mulheres ganham unidade móvel para mamografia gratuita em Rondônia

Data da notícia: 08/11/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131108-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Como parte de um grande projeto de detecção precoce do câncer de mama em Rondônia, o Instituto Avon, o Hospital de Câncer de Barretos/SP e a Secretaria Estadual de Saúde entregam ontem (07), para as mulheres rondonienses uma unidade móvel para realização de exames de mamografia gratuitos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) em 14 municípios da região de Porto Velho. A carreta começará a circular no dia 9 de dezembro, com equipe capacitada para realizar os exames necessários e oferecer atendimento de qualidade às mulheres.
O projeto beneficiará, no período de três anos, cerca de 49 mil mulheres em Porto Velho e mais 13 municípios vizinhos: Itapuã, Candeias, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho D?Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis. A adaptação da carreta, patrocinada com a doação de R$ 1,7 milhão do Instituto Avon, transformou o veículo em um consultório médico de qualidade, que conta com sala de recepção, espaço para troca de roupa, e equipamentos de alta tecnologia, entre eles o mamógrafo digital.
Serão atendidas na unidade móvel mulheres de 40 a 69 anos. Aquelas que apresentarem exames com algum tipo de alteração serão encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos ? Unidade Porto Velho para avaliação mais detalhada. O diagnóstico será feito em até 30 dias após o primeiro exame. Caso seja detectado um câncer de mama, serão direcionadas para o início do tratamento no máximo em 60 dias.

DIAGNÓSTICO - A doação feita pelo Instituto Avon financiou também a compra de um mamógrafo digital para equipar a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer de Mama do hospital. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde e ações que promovam maior adesão da população aos exames. ?Graças ao apoio do Instituto Avon, podemos contar com um projeto ainda mais forte para prevenir a mortalidade por câncer de mama em Rondônia?, comemora Henrique Prata, Diretor Geral do Hospital de Câncer de Barretos.
O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 52 mil mulheres receberam o diagnóstico do câncer de mama em 2012 em todo o Brasil. A doença levou à morte mais de 12 mil mulheres em 2010. Para 2013, a estimativa de surgimento de novos casos apenas na região norte é de 1.530.
Em Rondônia, a proporção é de surgimento de 24,52 casos da doença para cada 100 mil mulheres. Na capital, a taxa estimada vai para 38,21 para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA. ?Ficamos muito satisfeitos de voltar a Porto Velho para entregar esta unidade móvel que vai levar a milhares de mulheres o conforto de um consultório médico em sua cidade e que vai possibilitar que muitas vidas sejam salvas pelo diagnóstico precoce?, afirma Lírio Cipriani, Diretor Executivo do Instituto Avon. Com informações da Assessoria da Avon/Miriam Scavone.

Fonte:






Noticia vista 11608 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.